Ouça ao vivo

Ponto turístico e cultural, Centro de Convivência tem sinais de abandono

Inaugurado no ano de 1976, com projeto do arquiteto Fábio Penteado, o Centro de Convivência Cultural de Campinas tem um teatro de arena com capacidade para cinco mil pessoas, um teatro fechado para 500 expectadores, e que já recebeu peças teatrais de todos os gêneros e com a presença de atores como Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes, Cláudia Raia… além de contar com o espaço Carlos Gomes, voltado para a integração de pessoas e de estar na praça Imprensa Fluminense, muito utilizada por adeptos a caminhadas e corridas. Mas atualmente o que se vê é um teatro de arena abandonado com o mato crescendo nas arquibancadas, teatro fechado interditado e se deteriorando, paredes pichadas e moradores de rua vivendo no local. Situação lamentada até por quem mora na região, como Alzira, que alerta para a falta de segurança.

img_20161117_092640123 img_20161117_092802229

No início do mês de agosto, o secretário municipal de Cultura de Campinas, Ney Carrasco, informou que o projeto da reforma do Centro de Convivência já estava concluído. Já o orçamento definitivo para as obras ainda estava sendo elaborado. A estimativa é que os valores para a recuperação do prédio fiquem entre R$ 20 e R$ 25 milhões. A reforma seria custeada pela venda dos certificados de potencial construtivo do Convivência, mas até agora, nada evoluiu.

A reportagem da CBN Campinas percorreu todo o Centro de Convivência e encontrou apenas um ponto positivo. Funcionários da prefeitura fazendo a limpeza do chão, varrendo garrafas, restos de alimentos e folhas. Ponto positivo também relatado por Maria, frequantadora diária do espaço.

A produção tentou contato com a secretaria de cultura há uma semana para um posicionamento sobre a situação do Centro de Convivência, mas não obtivemos resposta.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.