As vendas na Black Friday 2016 em Campinas e região cresceram cerca de 20%, movimentando R$ 190 milhões. O índice é maior que o crescimento nacional que ficou em 9%. Desses, R$ 96 milhões foram só na cidade de Campinas. No ano passado, tinha ficado em torno de R$ 82 milhões.
O levantamento é da Acic, que é Associação Comercial e Industrial. O economista Faidiga conta que os números superaram as expectativas.
Os resultados positivos nas vendas, na avaliação de Victor Faidiga ocorrem também porque nesse ano, o próprio comércio entendeu a ideia da Black Friday.
Alguns comércios entraram pela primeira vez na Black Friday, neste ano. Foi o caso da loja de roupas onde Valéria Silva trabalha. Os descontos chamaram atenção e ai, o impacto positivo nas vendas.
As roupas estão entre os produtos preferidos da Black Friday 2016, junto aos eletrônicos. 55% dos consumidores preferiram comprar pela Internet. Priscila Romeu comprou um celular, porém esperava mais desconto.
Em média os consumidores gastaram R$ 450, 7% a mais que em 2015. A Black Friday é uma data tradicional de descontos nos Estados Unidos, sendo a maior movimentação financeira do varejo mundial. Nesse ano, chegou a R$ 60 bilhões. No Brasil, o dia das promoções que foi dia 25 movimento cerca de R$ 2,1 bilhões.