Ouça ao vivo

Com crise, denúncias trabalhistas aumentam quase 90% na região de Campinas

Em quatro meses, na região de Campinas, o número de denúncias no Ministério Público do Trabalho aumentou quase 90%. De setembro a outubro foram 78 reclamações, sendo que de novembro a dezembro houve um salto, chegando a 147.
No comparativo com ano passado, esse último período também foi de mais problemas. O número de trabalhadores que buscaram o MPT por falta de pagamento dos salários, do 13° e de benefícios cresceu quase 30% de um ano para o outro. A Procuradora Luana Lima Duarte ressalta o cenário de crise.

 

Os problemas trabalhistas atingem diversos setores, mas o impacto é maior nos que estão relacionados ao poder público, com reflexo em serviços terceirizados.

 

No final do ano, o 13° salário é o que mais impacta para as contratantes, mas na avaliação da Procuradora do Trabalho essa situação não será pontual e deve continuar.

O Ministério Público do Trabalho atua em ações coletivas de trabalhadores, mas reforça que nos casos de contratos individuais pode se pedir desligamento da empresa e dependendo da gravidade e recorrência da falta de pagamento dos salários, os benefícios ficam garantidos – isso ocorre através da rescisão indireta.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.