Incêndio do Supermercado Eldorado completa 30 anos

Foto: Pedro Guarita/ Arquivo MIS Campinas

O incêndio que destruiu o Supermercado Eldorado completa 30 anos neste dia 24 de dezembro. Duas pessoas morreram e diversas ficaram feridas no acidente que chocou a população de Campinas.

Localizado na esquina da Avenida Senador Saraiva com Benjamin Constant, o estabelecimento foi inaugurado em 2 de novembro de 1969 e era considerado o maior supermercado de todo o Brasil.

O prédio, de 3.400 metros quadrados, era como um Shopping Center da época: além do supermercado, dentro dele funcionava um restaurante e um magazine, totalizando 14 mil itens para a venda.

O atual diretor técnico da Rádio Cultura de Campinas, Paulo Girardi era operador de áudio na época, e destaca a importância do estabelecimento para a população de Campinas.

Foram 17 anos servindo a população de Campinas e região, até que um incêndio de grandes proporções deixou o Supermercado totalmente destruído na véspera do Natal de 1986.

O fogo começou à 1h30 do dia 24 de dezembro, e  foi provocado por um curto-circuito. No momento em que os bombeiros chegaram ao local, as chamas já atingiam o escritório, a padaria e também o depósito de bebidas. A equipe de socorro já havia controlado o fogo por volta das 5h da manhã, momento em que uma parede lateral desabou e deixou pessoas soterradas.

Quem comandou a ação dos Bombeiros na ocasião foi o coronel reformado da corporação, Paschoal Amaro Carvalho. Ele explica que a queda da torre onde o incêndio começou, agravou a situação do acidente.

Duas pessoas morreram e diversas ficaram feridas. Robson Aparecido de Oliveira, funcionário do supermercado, e Ronaldo Gomes, operador de videotape da TV Campinas, que trabalhava na cobertura jornalística. Robson, que tinha 22 anos, morreu antes de receber os primeiros socorros. O corpo de Ronaldo foi encontrado após três dias, soterrado nos escombros.

Outras paredes começaram a desabar e o fogo se alastrou por todo o supermercado. À uma hora da tarde, o prédio estava completamente destruído, apesar de viaturas de cidades vizinhas terem se deslocado até o local do incêndio para tentar conter o desastre.

Uma multidão tomou os entornos. Jornalistas registraram o fato histórico, que neste ano de 2016 completa 30 anos.  Walter Paradella era radialista da Rádio Cultura de Campinas, a atual Rádio Globo Campinas, e fez a cobertura do incêndio no centro de compras.

Nos dias que sucederam o incêndio aconteceram denúncias e especulações. O comando do grupamento de Bombeiros afirmou na época que o Eldorado não contava com aparatos adequados contra incêndio, e que isso havia sido constatado em vistorias técnicas pouco antes do acidente. O ex-comandante confirma esta informação.

O local onde ficava o Supermercado Eldorado ficou por muito tempo abandonado. Hoje em dia, funciona naquele espaço um outro supermercado, mas de menor proporção.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Emdec coordena trânsito no Moisés Lucarelli para Primavera x Paulista neste domingo

Campinas terá evento gratuito com DJs na Concha Acústica neste domingo (31)

Limeira entra em emergência hídrica e aplica multa para desperdício a partir de segunda

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.