Ouça ao vivo

Liminar do TSE libera Perugini para tomar posse em Hortolândia

O Tribunal Superior Eleitoral concedeu, em caráter liminar, o direito para que o prefeito eleito de Hortolândia Angelo Perugini (PDT) e o vice Nazareno Gomes (PTB) assumam os cargos a partir de 1º de janeiro. A decisão foi expedida pelo ministro Gilmar Mendes.

Eles tiveram o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral  e estavam impedidos de assumir a Prefeitura. Perugini teve a candidatura indeferida por celebrar convênios considerados irregulares e ter as contas de quando era prefeito rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Entre os convênios, um firmado com a Unicamp , no valor anual de R$ 15 milhões e prazo de vigência de 05 anos, cujo objeto era a operacionalização da gestão e execução das atividades e serviços de saúde no Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas. As contas consideradas irregulares são relativas aos exercícios financeiros de 2005-2008 e 2009-2012, quando Perugini foi prefeito.

A decisão proferida nesta terça-feira, porém, o ministro Gilmar Mendes disse que há dúvida a respeito de quem é a competência de rejeitar as contas, já que as irregularidades apontadas são de natureza formal e que não há conclusão de que isso gerou prejuízo ao município. Além disso, as contas dos anos em questão, foram aprovadas pela Câmara Municipal.

No despacho, o ministro também ressaltou que considera prudente conceder a tutela requerida, evitando a posse do presidente da Câmara de Vereadores no cargo de prefeito, em flagrante violação à soberania do voto popular.

Ele deixou claro, porém, que a liminar tem validade apenas até o Tribunal Superior Eleitoral   julgar pelo deferimento ou indeferimento da candidatura de Perugini.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.