Para agilizar liberação, Viracopos cria ‘canal verde’ para cargas de madeira

Após o aeroporto de Viracopos em Campinas sofrer durante 2016, com demora na liberação de cargas, tanto por parte da Anvisa, como pela Receita Federal diante de paralisações e falta de pessoal, neste final de ano, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos anunciou um projeto pioneiro que cria o ‘canal verde’ para cargas com suportes de madeira. Com ele, a expectativa é que o processo de seja mais ágil, já que 23% das cargas importadas pelo aeroporto passariam por ele, aliviando inspeção pelos auditores.

Esses produtos com madeira correspondem a 230 mil volumes anuais, na importação.

Atualmente, todas estas cargas são direcionadas para a inspeção dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários. A nova medida pode reduzir em 20% o volume de cargas nessa área.

Mesmo com o “canal verde”, o fiscal poderá analisar as cargas e auditar os processos e sistemas a fim de verificar o cumprimento da legislação vigente.

O projeto que é experimental é desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos  Avançados em Economia Aplicada, com supervisão do Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A fiscalização das madeiras acontece nos aeroportos para o controle de entrada de pragas, como vírus e fungos, além de situações que se classifiquem como ameaças para a diversidade florestal brasileira.

Em média, 6% das embalagens e suportes de madeira fiscalizados são condenadas por estarem em desacordo com a legislação. Quase 2% apresentam sinal de infestação.

Viracopos é responsável por quase 40% de toda a carga importada no país pelo modal aéreo.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia Civil apreende centenas de garrafas de bebidas em galpão em Sousas

Prefeitura de Indaiatuba alerta sobre loteamentos clandestinos em áreas rurais 

Tubulações Campinas

Inteligência artificial permite economia de 370 milhões de litros d’água em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.