Os ônibus municipais e intermunicipais de Hortolândia não saíram da garagem nesta manhã de segunda-feira. O motivo é uma paralisação feita pelos trabalhadores, que reclamam sobre o atraso do vale-alimentação.
Eles alegam que o valor ainda não foi depositado, o que desrespeita um acordo firmado anteriormente com a empresa. O motorista Divino José Ferreira diz que o repasse, que deveria acontecer no dia 20 de todo mês, foi alterado para o dia 30, mas só deve acontecer no dia 7.
Mas Divino também faz mais reclamações sobre outros atrasos e o plano de saúde. De acordo com ele, as datas estabelecidas para os pagamentos não são respeitadas.
Com isso, grande parte do efetivo da Viação Lira e da Boa Vista cruzou os braços. O grupo se concentrou em frente à garagem, no Jardim Amanda 2, em Hortolândia.
Do local, saiu um veículo de uma linha intermunicipal por volta das 8 horas e o motorista foi vaiado pelos colegas. Mesmo assim, a maior parte da frota de cerca de 200 ônibus segue estacionada no pátio.
O ato não é organizado pelo sindicato da categoria, que está presente e conversa com os trabalhadores. Enquanto isso, o terminal de Hortolândia e diversos pontos pela cidade estão vazios. Muita gente teve que pedir carona ou perder o dia de trabalho.