Ouça ao vivo

Prefeito reeleito de Nova Odessa tem candidatura impugnada

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) impugnou a candidatura de dois eleitos na região. Em Nova Odessa, o prefeito reeleito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB), e o vice dele, Oscar Berggren Neto. E, em Mombuca, Marcos Poletti, do PSD.

Com isso, as duas cidades poderão ter novas eleições por que os dois candidatos tiveram 50% dos votos válidos e a lei eleitoral prevê a realização de novos pleitos nesses casos. Os dois processos cabem recursos.

O caso de Bill Vieira de Nova Odessa é uma decisão de primeira instância do juiz Gabriel Baldi de Carvalho, que se baseou na denúncia de que o eleito teria se aproveitado de uma entrevista em rádio da cidade, no dia da eleição, para fazer propaganda.

O prefeito entrou com um embargo contra a decisão, mas teve seu pedido negado. No entanto, na sexta-feira, dia 16, ele recorreu ao TRE e por conta disso foi diplomado nesta segunda-feira.

A previsão é de que Bill tome posse no dia 1º de janeiro, já que o caso só deve ser julgado após 7 de janeiro, quando os juízes voltam a trabalhar com fim do recesso do judiciário, que começará hoje, terça-feira, dia 20.

Já em Mombuca, Marcos Poletti teve as contas do mandato que exerceu entre os anos de 2009 e 2012 reprovadas. E já houve decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A juíza Luciana Lóssio decidiu manter o indeferimento. Porém, Poletti ainda pode pedir apreciação do plenário do TSE. Se não houver decisão até primeiro de janeiro, o cargo neste caso fica vago e o presidente da Câmara após eleição no Legislativo assume a vaga até novas eleições.  

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.