O número de ocorrências causadas pelo consumo elevado de bebidas alcoólicas em Campinas deve disparar durante as festas de fim de ano. A afirmação é do coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, José Roberto Hansen, que faz um apelo a todos os motoristas.
Ele chama a atenção principalmente para os acidentes de trânsito, casos que costumam ter maior gravidade e registro de letalidade no município. O panorama se repete todos os anos entre o Natal e o Ano Novo, quando 90% dos chamados desse tipo tem ligação com situações de embriaguez.
Para o coordenador do Samu, além da consciência de cada cidadão, o auxílio de amigos e familiares também é importante durante as festas. Isso porque mesmo os condutores levemente embriagados oferecem riscos a si mesmos, a outros ocupantes do carro e também a terceiros.
Além disso, lembra que a maioria dos casos costuma envolver excesso de velocidade e imprudência, o que resulta muitas vezes em fatalidade. Por isso volta a enumerar os efeitos do álcool no organismo e o papel dele na limitação dos reflexos e da mobilidade de quem está dirigindo.
Mas além das colisões entre veículos, atropelamentos também são comuns em ruas, avenidas e rodovias de Campinas nessa época do ano. Completam ainda o quadro geral as emergências envolvendo ferimentos causados por brigas e de pessoas em situação de coma alcoólico.