As chuvas dos últimos dias levou a Defesa Civil a colocar em Estado de Atenção 14 cidades da Região de Campinas. Entre elas, Campinas, Atibaia, Bragança Paulista, Hortolândia, Louveira, Piracicaba e Rio Claro. De acordo com o Diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, isso significa que essas cidades passam a contar com ações preventivas, com monitoramentos e vistorias constantes.
De acordo com a meteorologista, pesquisadora do Cepagri, Ana Ávila, o volume de chuvas registrado nesse início do verão é normal e está até abaixo do registrado no ano passado nessa época. Ana Ávila não descarta a ocorrência de enchentes e alagamentos até o fim do verão. Ela afirma que o tempo nublado deve permanecer até essa sexta-feira, favorecendo a redução das temperaturas.
Apesar do estado de atenção, que indica a possibilidade de alagamentos e enchentes, Sidnei Furtado afirma que não há evidências de eventos extremos, como vem sendo divulgado em redes socias e grupos de WhatsApp. Para informações oficiais sobre condições climáticas e previsão do tempo, a prefeitura de Campinas disponibiliza a página Campinas Resiliente na internet.
Sidnei recomenda acompanhar o site para se prevenção e cautela em ocorrências de tempestades. Quando houver suspeita de desabamento, como rachaduras em paredes, ou de enchentes e alagamentos, a Defesa Civil deve ser acionada pelo 199, que funciona 24 horas por dia.