Ouça ao vivo

Prefeitura de Sumaré e representantes da Vila Soma debatem solução para a área ocupada

Uma das promessas de campanha do Prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, é a retomada do debate sobre a ocupação da Vila Soma. A intenção é resolver a situação das 10 mil pessoas que moram de forma precária na área da antiga Indústria Soma, que decretou falência nos anos 90.

A ocupação, que tem 5 anos, não tem coleta de lixo, o que diariamente obriga os moradores a caminharem meia hora para levar as sacolas de lixo até a entrada da ocupação. Água também não chega e é preciso chamar o caminhão-pipa toda semana. A área não tem energia elétrica regularizada e o acesso de 700 crianças à escola só aconteceu após o Conselho Tutelar ser acionado.

Os moradores também não têm registro de “endereço”, o que torna difícil o acesso à Saúde e Emprego. O Superintendente de Projetos Habitacionais da prefeitura de Sumaré, Laércio Bedana, disse que o diálogo entre a Prefeitura e representantes da Ocupação da Vila Soma já começou. Ele afirma que por ser uma ocupação bem organizada, a solução dos problemas fica mais fácil.

Laércio lembra que os moradores estão dispostos a pagar pelos serviços instalados na área, o que também facilita o diálogo. Laércio não descarta a possibilidade que uma parte dos moradores permaneça no local, mas soluções para a transferência para outras áreas serão discutidas. Nesse caso, segundo ele, terá que ser respeitada a lista de espera de pessoas por moradia.

A Reintegração de posse foi suspensa pelo STF em Janeiro do ano passado. Uma ação cautelar ajuizada pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo pedindo a suspensão da reintegração está em julgamento.

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.