Blocos realizam últimos preparativos para o Carnaval

Bloco das Caixeirosas desfila neste sábado (Divulgação)

O Carnaval 2017 tem início nesta sexta-feira, e em Campinas, mais uma vez, o desfile das escolas de samba não será realizado. Mas, os tradicionais blocos de carnaval, que ganham cada vez mais espaço na preferência popular, são uma boa opção para quem estiver na cidade durante os dias de folia.

Alguns blocos tomam as ruas da cidade em apenas um dia do carnaval, enquanto outros desfilam duas ou mais vezes. Porém, os preparativos para que os blocos sejam viabilizados levam muito mais tempo. A movimentação tem início meses antes, como conta Maria Ester Januário, uma das organizadoras do bloco Tomá na Banda. Ela relata que o início se deu na busca por patrocínios para viabilizar o bloco. “Desde agosto do ano passado, e então é um ‘namoro’ que vai e vai, mas em janeiro começou a despencar o não, por conta da situação da crise que se instalou pra todo mundo”.

O Tomá na Banda desfila na tarde do sábado de carnaval em vias do Centro e do Cambuí. Os patrocínios se fazem necessários para a viabilização do bloco, e a busca de apoiadores também dá bastante trabalho. “Por enquanto eu acho que todos os blocos estão com muita dificuldade financeira, inclusive não estaremos com uma banda de palco justamente por isso. Temos o custo da banda de rua, o custo do som, faixa da rainha, coisas pequenas mas que somando tem um custo bom”.

Cris Bueno, fundadora e organizadora do Bloco das Caxeirosas, que desfila na tarde de Sábado em Barão Geraldo, afirma que a data do carnaval neste ano ajudou, por ser no final do mês, e agora restam somente os últimos ajustes. Mas é justamente neste momento que a correria aumenta. “Nossa, esses dias que antecedem é loucura, pois a gente tem de finalizar. Este ano a data foi muito boa, pois deu tempo de chegar das férias e trabalhar (na organização)”.

O bloco é voltado para famílias e também para o público infantil, e conta, entre outras coisas, com banda, alas, água de cheiro e bonecões. Todo ano há o de uma nova personagem, e isso é o que mais dá trabalho na reta final dos preparativos. Neste ano, a boneca é a Jureminha, uma menina indígena que ganhou uma flecha da avó feiticeira, mas que ainda não sabe atirar. “Tem que produzir a confecção das bonecas, ver como estão os instrumentos, decorar o palquinho, mas o restante já está encaminhado, falta mesmo agora é a boneca do ano que a gente tem uma certa tensão”.

A programação dos blocos, com datas, horários, locais de concentração e itinerários pode ser conferida clicando aqui.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Limeira recebe Encontro de Carros Antigos neste domingo (28)

Festival da Lua celebra cultura chinesa e sustentabilidade em Campinas

Filme mais assistido do ano, Ne Zha 2: O Renascer Da Alma chega ao Brasil

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Limeira recebe Encontro de Carros Antigos neste domingo (28)

O estacionamento do Limeira Shopping será ponto de encontro para apaixonados por carros antigos neste domingo (28), das 9h às 13h. O Encontro de Clássicos vai reunir modelos raros e históricos, com entrada gratuita e atrações para toda a família.

Festival da Lua celebra cultura chinesa e sustentabilidade em Campinas

O Centro de Convivência Cultural de Campinas recebe, neste fim de semana (27 e 28 de setembro), a 4ª edição do Festival da Lua. O evento é gratuito, aberto a todas as idades e acontece das 9h às 17h. A programação tem apresentações culturais, oficinas, vivências e atividades interativas que unem tradições chinesas e reflexões sobre o futuro do planeta.

Filme mais assistido do ano, Ne Zha 2: O Renascer Da Alma chega ao Brasil

Uma animação chinesa leva o título de maior público do ano e quinta maior da história, com mais de 315 milhões de espectadores somente no país de origem. Ne Zha 2: O Renascer Da Alma, já faturou mais de US$ 2 bilhões e chega esta semana às salas do Brasil. Na trama, inspirada em um livro chinês, após uma grande catástrofe, as almas de Ne Zha e Ao Bing são salvas, mas eles recorrem à mística lótus de sete cores em uma ousada tentativa de reconstruir os corpos e mudar os próprios destinos. A classificação é de 14 anos. 

Pedala Tour chega a Piracicaba com passeio ciclístico e serviços gratuitos de saúde

Piracicaba vai receber no dia 5 de outubro o Pedala Tour. A largada e a chegada serão no Parque da Rua do Porto, com percurso de 8 quilômetros por ruas e avenidas da cidade. A expectativa é reunir cerca de 3 mil ciclistas de todas as idades. Além do passeio, o evento vai oferecer serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão, massagens rápidas, orientação para treinos e teste de bioimpedância. Também haverá uma oficina para pequenos reparos nas bicicletas e distribuição de frutas, água e sucos para os inscritos.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.