CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eleitores de Campinas desconhecem necessidade de cadastro biométrico eleitoral

  Dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral mostram que menos de 10% dos eleitores de Campinas já realizaram o cadastramento biométrico. De um total de 821.308 eleitores no município, 79.262

Eleitores de Campinas desconhecem necessidade de cadastro biométrico eleitoral
  Dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral mostram que menos de 10% dos eleitores de Campinas já realizaram o cadastramento biométrico. De um total de 821.308 eleitores no município, 79.262 já compareceram ao cartório central para cadastrarem as digitais. Já está definido que, pelo menos, para as eleições de 2018 a utilização da biometria não […]

 

Dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral mostram que menos de 10% dos eleitores de Campinas já realizaram o cadastramento biométrico. De um total de 821.308 eleitores no município, 79.262 já compareceram ao cartório central para cadastrarem as digitais.

Já está definido que, pelo menos, para as eleições de 2018 a utilização da biometria não será obrigatória. A meta da Justiça Eleitoral é que até o final do  próximo ano todo o eleitorado do estado de São Paulo esteja cadastrado.

Nas ruas, porém, as pessoas não se mostraram muito aplicadas a comparecer ao cartório eleitoral. Em alguns casos, desconheciam até mesmo do assunto.

O principal objetivo da biometria durante a votação é o aumento na segurança. Com a identificação pelas digitais, não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar do outro.

Para fazer o cadastramento é necessário fazer o agendamento no site do TRE. Segundo a chefe de cartório da 33º Zonal Eleitoral de Campinas, Cláudia Sperb a média de tempo para a realização do serviço não ultrapassa os 30 minutos.

Em todo o Estado cerca de 20% dos 6,6 milhões de eleitores já realizaram o cadastramento biométrico. Para a realização do serviço, o interessado deve levar um documento com foto, comprovante de residência e o título eleitoral, se tiver. Para o primeiro título dos homens com idade entre 18 a 45 anos é necessário também o comprovante de quitação do serviço militar.

Claúdia Sperb explica que, para quem tem alguma pendência com a justiça eleitoral, é recomendado chegar antes do horário agendado para poder regularizar a situação.

O site para fazer o agendamento é o www.tre-sp.jus.br O horário de atendimento do cartório central, localizado no antigo prédio do Fórum de Campinas, é de segunda à sexta-feira, do meio dia às 18h.

Conteúdos