Pelo segundo ano consecutivo os foliões de Valinhos não contarão com o desfile das escolas de samba da cidade. O motivo é o mesmo apontado por diversas cidades brasileiras: A grave crise econômica que afetou os caixas das administrações.
O prefeito Orestes Previtale pediu a compreensão dos carnavalescos e prestou contas da situação financeira de Valinhos, que tem um déficit financeiro de R$ 179 milhões, quase a metade do orçamento deste ano.
Segundo informações da Secretária de Cultura e Turismo de Valinhos, Maria Angela Giardelli, os representantes das escolas entenderam o momento econômico vivido pelo município e aceitaram a decisão.
Segundo ela, para 2018, o prefeito se comprometeu a traçar um plano de trabalho com as escolas e blocos e assim conseguir voltar a realizar o Carnaval de rua, que tem forte tradição na cidade.
O conselheiro da escola se samba Arco-Íris, Adriano Tonon, comentou que dos últimos cinco anos, apenas em 2015 houve desfile das escolas. Isso porque, sempre quando há transição de governo acaba não tendo a programação completa de carnaval. Ele argumentou que, mesmo que a prefeitura fosse realizar o desfile esse ano, seria inviável às agremiações já que elas precisam seguir todo um regulamento prévio.
Para não passar sem nada, então, a escola de samba Arco-Íris fará seu grito de carnaval no sábado, dia 18, das 16h às 22h , no pátio do Museu de Valinhos, na antiga estação da Fepasa. A entrada é de graça. Já nos dias de carnaval dois blocos vão sair pelas ruas de Valinhos mas os dias e horários ainda serão definidos pela administração.