CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Falta de manutenção afeta esterilização em Campinas

Quinze das 58 máquinas de esterilização da rede pública de Saúde de Campinas estão quebradas ou sem manutenção, situação que gera críticas e deixa em alerta o Conselho Municipal de

Falta de manutenção afeta esterilização em Campinas
Quinze das 58 máquinas de esterilização da rede pública de Saúde de Campinas estão quebradas ou sem manutenção, situação que gera críticas e deixa em alerta o Conselho Municipal de Saúde. A presidente do órgão, Haidee Lima, se diz preocupada com os riscos à população. Ela conta que o problema acontece desde 2014, é de […]

Quinze das 58 máquinas de esterilização da rede pública de Saúde de Campinas estão quebradas ou sem manutenção, situação que gera críticas e deixa em alerta o Conselho Municipal de Saúde. A presidente do órgão, Haidee Lima, se diz preocupada com os riscos à população. Ela conta que o problema acontece desde 2014, é de conhecimento da Prefeitura, mas continua sem ser resolvido.

Para Haidee Lima, a falta de solução não só representa um descaso crônico com o atendimento e com controle de infecções, como também indica um desperdício financeiro, já que as autoclaves são caras. Outro exemplo é o caso dos profissionais que dependem dos materiais em condições ideais, mas que acabam impedidos de exercer a função devido à inoperância e ao mau funcionamento dos equipamentos.

Com uma em cada quatro máquinas sem utilização, ou 25,86% do total distribuído pelas unidades, o Conselho de Saúde considera o panorama alarmante e pretende se organizar para aumentar as cobranças. Questionada, a Secretaria confirmou que 15 aparelhos não funcionam e alegou que o contrato de manutenção está em fase de prorrogação, mas não detalhou o processo e nem estabeleceu um prazo para a solução.

Conteúdos