Ouça ao vivo

Semana do Consumidor: Clientes reclamam de postura de bancos

Nesta semana do consumidor recebemos reclamações relacionadas a bancos. Uma delas, bem ao encontro do momento dos saques das contas inativas.

A beneficiária que preferiu não se identificar, já que ainda não conseguiu sacar o dinheiro, diz que atendentes da Caixa Econômica forçam a abertura de conta na agência, já que sem isso, a burocracia aumenta.

A advogada especialista em Direito do Consumidor e professora do Pró-Ordem, Mariana Stuart, explica que isso se configura como abuso de poder, mas não há mecanismos legais que barrem uma facilitação.

A Caixa Econômica informou que quem tem conta no banco já tem debitado o valor dos créditos inativos, podendo haver saque no caixa eletrônico. Nos outros casos, é preciso ir até agência e fazer os procedimentos durante expediente. O que pode ocorrer é alguma divergência no cadastro, o que faz com que sejam necessários alguns documentos. Nega mais burocracia para quem não é correntista.

Na contramão desse caso, outra reclamação. Isabela Pedroso, que tem conta há 15 anos do Citibank recebeu uma carta do banco informando que ela deveria encerrar a conta. Prazo curto e explicação vaga.

Por nota, o Citibank ressaltou que o contrato de conta corrente é bilateral, podendo haver rescisão por qualquer uma das partes. Explica que o banco periodicamente reavalia a base de clientes, podendo, eventualmente, comunicar intenção na finalizar o relacionamento, através de resolução do Banco Central.

A advogada Mariana Stuart, no entanto, diz que não são todos os casos assim e o cliente precisa de uma justificativa plausível diante de tal comunicado.

Ela destaca que o consumidor que se sente lesado pode buscar órgãos como Procon. Nesse caso específico do Citibank, se confirmado que o banco continua comercializando contas como a que ele quer encerrar, o cliente pode pedir a manutenção do serviço.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Incêndio atinge empresa de recicláveis em Santa Bárbara d’Oeste

Na manhã deste sábado (25), equipes do Corpo de Bombeiros fazem rescaldo de um incêndio de grandes proporções que atingiu um comércio de sucatas, no bairro Distrito Industrial 1, em Santa Bárbara d’Oeste, na noite de sexta-feira (24). As chamas já foram controladas. Não há registro de vítimas.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.