O coronel aposentado do exército proprietário de duas casas no Jardim Chapadão, onde foram encontrados cerca de 50 cães e gatos em estado de abandono já iniciou um tratamento psiquiátrico, segundo informações do Departamento de Proteção e Bem Estar do Animal. Os responsáveis pelo órgão estiveram em uma reunião nesta segunda-feira com o suspeito de maus tratos e também com representantes do exército. Além de já ter começado o tratamento psiquiátrico, o coronel concordou em abrir todos os seus imóveis para que o departamento faça a vistoria dos locais.
Em relação aos animais encontrados nas duas casas no Jardim Chapadão, o órgão ficará responsável pela alimentação e tratamento dos cães e gatos e, posteriormente, pelo encaminhamento a adoção em parceria com as ONGs que acompanham o caso. Na noite deste domingo, a Polícia Civil de Campinas determinou o resgate imediato dos animais doentes. Pelo menos 25 deles, em estado mais grave, foram retirados pelas ONGs até no final da tarde desta segunda-feira. De acordo com o representante do Departamento de Proteção e Bem Estar do Animal, Paulo Anselmo Nunes, todos os animais que forem encontrados nos imóveis do coronel, receberão atendimento e tratamento.
Desde a noite de sábado, representantes de várias ONGs que atuam na defesa dos direitos dos animais fazem uma vigília em frente aos imóveis no Jardim Chapadão. Eles afirmam que estão chocados com o que encontraram dentro das duas casas. A retirada do restante dos animais mais doentes das casas pelo Departamento de Proteção e Bem Estar do Animal deve acontecer a partir desta terça-feira.