Ouça ao vivo

Mario Gatti cancela cirurgias para atender crianças com tipo agressivo de vírus da gripe

Um vírus respiratório grave que está circulando em Campinas causou superlotação na UTI pediátrica do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. A doença gerou uma reorganização na unidade, que precisou suspender as cirurgias eletivas. Dez leitos da UTI de adultos foram disponibilizados às crianças. Salas do hospital também estão sendo adaptadas para atendimento pediátrico. O VSR, vírus sincicial respiratório, está mais agressivo esse ano, gerando necessidade de internação com oxigênio e atinge principalmente crianças até 2 anos de idade. Ainda não há vacina contra ele.

A doença causa dificuldade para respirar e o tratamento é feito por meio de hidratação e de utilização de parelhos de cuidados respiratórios. O período de atividade do vírus varia de sete a dez dias. A necessidade de priorizar esses atendimentos de urgência e emergência causou a suspensão das cirurgias programadas. As cirurgias suspensas por tempo indeterminado são as de menor risco e não afetam as pessoas que já estavam internadas fazendo a preparação para os procedimentos.

O hospital realiza de 25 a 35 cirurgias por dia e a estimativa é que sejam suspensas 10 por dia. O hospital, que costumava atender cerca de 300 pacientes por dia no pronto-socorro pediátrico, tem recebido 400 crianças por dia. A doença gerou o dobro de demanda em leitos de UTI pediátrica na cidade. A Secretaria de Saúde precisou adequar também outros cinco leitos para receber crianças no Hospital Ouro Verde. Até uma brinquedoteca teve que ser adaptada para ser utilizada como UTI, com climatização do ambiente e aluguel de respiradores.

A orientação é que a criança seja levada ao atendimento médico logo que apresentar dificuldade para respirar. Pode haver alterações pulmonares mais graves, como bronquiolite e pneumonia. O vírus pode também contagiar adultos e idosos, mas não há outras pessoas internadas no hospital, além das crianças. Os sintomas das pessoas com VSR são principalmente falta de ar e pode ocorrer febre alta, além de coriza e chiado no peito. Para evitar o contágio é preciso manter a higiene de mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas. A transmissão desta doença é por via aérea.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.