Varejo em Campinas perde 8 mil vagas de emprego desde 2013

O setor de varejo em Campinas perdeu 7.973 vagas formais de emprego nos últimos quatro anos. Os dados são da Federação do Comércio de São Paulo em parceria com o SindiVarejista da região.

Entre janeiro de 2013 e fevereiro deste ano, foram 173.098 admissões contra 181.071 demissões. Para o economista da Fecomércio, Jaime Vasconcelos, o saldo negativo é mais um sinal da crise. Segundo ele, somente o setor de farmácias e perfumarias foi bem – criou 536 vagas no período.

O economista ainda detalha que 2/3 dos quase 8 mil empregos foram perdidos em duas áreas.Uma é a de Vestuário, Tecido e Calçados, com 3.182. A outra, Materiais de Construção, com 1796.

O ranking ainda tem o setor de Concessionária de Veículos, que eliminou 961 vagas desde 2013. Mas o levantamento também considerou as ocupações que mais registraram demissões. Vendedores e demonstradores de produtos ficaram na ponta, com 2.136 vagas fechadas:

Ainda assim, o Fecomércio e o SindiVarejista percebem uma tendência de reação para o segundo semestre. Atualmente, o mercado de trabalho do varejo é composto por 70.154 vínculos assinados em Campinas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Vereadora de Campinas está em flotilha interceptada por Israel; grupo seguia para Gaza

Com reservatórios em baixa, DAE de Americana reconhece falta d’água em vários bairros

Incêndio em área de mata em Espírito Santo do Pinhal ainda não foi extinto

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.