Ouça ao vivo

Bibliotecas de Campinas esperam por definições da Prefeitura

A biblioteca de Sousas segue fechada por tempo indeterminado. Os livros foram retirados do imóvel em dezembro do ano passado depois que o aluguel foi reajustado. A reabertura depende do cumprimento de etapas burocráticas. A situação revolta a população do distrito de Campinas. Um abaixo-assinado organizado pelos moradores já conta com mais de mil adesões. Manifestações com faixas e cartazes também já foram feitas em lugares próximos ao endereço.

O prédio contava com 18 mil volumes. Entre os exemplares, materiais históricos sobre Sousas e Joaquim Egídio, obras didáticas, infantis e títulos de diversos tipos e gêneros, assim como um setor exclusivo para revistas e jornais antigos. Vera Mazzarella mora em frente ao local e viu quando os caminhões carregados deixaram a Avenida Cabo Oscar Rossin. Para ela, a cultura regional depende de lugares assim, já que não existem tantas opções semelhantes no município.

Tudo permanece guardado, já que o retorno ao espaço depende do acerto definitivo entre o Executivo e o proprietário do terreno. Segundo a Pasta de Cultura, o acordo foi feito, mas o valor de locação ainda precisa ser avaliado. Mas enquanto isso, a Secretaria também estuda qual decisão tomar na Biblioteca Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, que fica no Paço Municipal, região central da cidade. O elevador do local segue inoperante.

Como o problema se arrasta há anos e prejudica a entrada de pessoas com mobilidade reduzida, uma rampa pode ser construída, já que o conserto e a compra de peças novas estão fora de cogitação devido aos preços altos. Atualmente, a cabine do equipamento está parada no andar superior sem condições de uso e o vidro de proteção permanece trincado. A única opção de acesso ao acervo do local é uma escada de 15 degraus.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Suspeito de matar e esconder corpo de adolescente em Charqueada é preso

O homem, de 42 anos, suspeito de matar e esconder o corpo da adolescente Victoria Lorrany Coutinho, de 14 anos, deve ser ouvido nesta quarta-feira (1) pela Polícia Civil. Miguel Rodrigo Pereira foi preso na noite desta terça-feira (31), na zona rural de Piracicaba. Ele estava em uma chácara, a cerca de 60 km do local do crime. Foi o proprietário do imóvel que acionou a Guarda Municipal, após a filha reconhecer o suspeito.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.