Ouça ao vivo

Boldrini recebe lote de medicamento alemão para tratamento de leucemia

Foto: Divulgação

O Centro Boldrini recebeu, nesta sexta-feira, um lote de 500 frascos da asparaginase alemã, para o tratamento das crianças com Leucemia Linfóide Aguda e internadas na unidade que é referência no combate ao câncer infantil na América Latina. A importação foi feita pelo próprio Boldrini.

O lote deve garantir o tratamento das crianças até setembro desse ano. No dia 19 de maio, o hospital já havia recebido um lote emergencial com 18 frascos, para o acompanhamento de novos pacientes.

A medida foi tomada pelo Centro depois que o Ministério da Saúde trocou, no início do ano, o fornecedor do medicamento em função dos custos. Até então o Governo importava um medicamento alemão e passou a comprar de um laboratório chinês.

O problema, segundo o Boldrini, é que pesquisas realizadas no Brasil mostraram que o medicamento chinês Leuginase não possui comprovação de eficácia o que o Ministério da Saúde discorda, alegando que 11 estados brasileiros já o utilizam.

A importação do Leuginase foi questionada na Justiça pelo Boldrini. No pedido, o hospital solicitava que a União fosse obrigada a comprar 150 frascos do medicamento usado anteriormente.

Em meados de maio, a Justiça Federal determinou que o Ministério da Saúde fizesse a importação da asparaginase alemã para qualquer hospital do Brasil que realize o tratamento da doença pelo SUS e pedisse o produto por via judicial. A decisão foi em primeira instância e a União recorreu, alegando que o Boldrini já recebe recursos do governo federal para aquisição da asparaginase de sua conveniência.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.