Bosque dos Italianos é considerado tesouro da Mata Atlântica

Pequeno no tamanho se comparado a outras atrações de lazer, mas rico na diversidade natural e cultural. Assim pode ser definido o Bosque dos Italianos, em Campinas.

Não é todo mundo que conhece esse espaço de quase 15 mil metros ²,  mas muita gente iria adorar passar um tempo nessa área preservada de Mata Atlântica com cerca de cem espécies de vegetação, entre os bairros Guanabara e Jardim Chapadão.

Dionete Santin que é Engenheira Agrônoma e chegou a abordar o espaço em uma tese de doutorado pela Unicamp, tem uma paixão que vai além das influências profissionais.

A Biblioteca citada por Dionate é caracterizada como uma joia, por Madalena Meloni, que é membro da Associação Amigos do Bosque dos Italianos. São quase oito mil títulos infanto-juvenis.

A Biblioteca Monterio Lobato é única municipal voltada às crianças em Campinas, fora das escolas, sendo uma subseção da Biblioteca Pública da cidade, inaugurada em 1946. A Infantil em 1979 foi transferida para o Bosque dos Jequitibás. No espaço dos Italianos, está desde 85, quando mudou para uma casinha de madeira. Hoje,está em casa de alvenaria que foi reformada há cinco anos. O espaço é muito bem conservado, colorido, lúdico e carrega a história do local.

Quem fez e faz parte dela, é Gláucia Maria Mollo, que mora nessa região há mais de 30 anos e há dois é bibliotecária no espaço. Hoje, o que há no local é uma brinquedoteca que atrai famílias de várias regiões.

O pai de Vicente de dois anos é um conhecido frequentador do Bosque dos Italianos. Miklos Bajay ressalta essa mescla natureza, literatura e diversão.

Além da Briquedoteca, o Bosque dos Italianos tem parquinho para as crianças, academia da terceira idade e trilhas em meio a vegetação. A manutenção e cuidado do espaço são feitos pela prefeitura e a Associação que foi criada em 2001, realizando mutirões de limpeza e plantios para manter a flora.

O Bosque surgiu nos planos da cidade em 1927, na proposta de loteamento de uma área que compunha a antiga fazenda Chapadão de propriedade de Otaviano Alves de Lima. A doação do terreno ao munícpio aconteceu em 60. Por muitos anos, chegou a abrigar o uma creche. No final da década de 70, houve a extinção e um projeto de reestruturação, ganhando as características de lazer.

Mais informações na página do Facebook – “Amigos do Bosque dos Italianos”.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Águas de Lindóia recebe festival internacional de jazz e bossa nova

Artur Nogueira recebe encontro nacional de radioamadores no dia 12 de outubro

Tron: Ares cria história de conflito entre humanos e inteligência artificial

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Tron: Ares cria história de conflito entre humanos e inteligência artificial

Um filme de ficção científica é o destaque entre as estreias da semana no cinema. Tron: Ares acompanha uma espécie de computador altamente qualificado e mais bem desenvolvido do que os demais presentes na Terra. Em uma importante missão, Ares é retirado do mundo digital para conseguir resolver os problemas do mundo real, no entanto, os perigos apresentados pelo novo trabalho serão capazes de fazê-lo desacreditar dos próprios códigos. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.