Na Semana de Prevenção ao uso de drogas, Campinas terá uma série de ações de conscientização. Na solenidade de abertura, no salão vermelho da prefeitura, a coordenadora de prevenção ao uso de drogas, Josiane Lourenço, destacou a importância da prevenção. O vereador do Podemos, Nelson Hossri, é o autor da Lei que institui o Junho Branco, que visa trabalhar desde a prevenção até o tratamento dos dependentes químicos.
De acordo com ele, a desinformação é um dos fatores que levam a pessoa ao uso de drogas. A Secretária Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira, cita o crack como um dos mais difíceis vícios de serem combatidos. Mas lembra que a dependência de álcool, apesar de ser considerada uma droga lícita, pode ser considerado o vício de mais difícil tratamento.
Entre os serviços oferecidos pela prefeitura, Eliane cita os CAPs, de atendimento 24 horas e leitos para internação à noite para evitar recaídas em momento de crise. Cita ainda o programa Recomeço, que oferece internação voluntária aos dependentes químicos. O encerramento da Semana será no sábado, com uma programação especial com shows de rappers, ringue de patinação móvel, o ônibus “crack é possível vencer,” da guarda municipal e o caminhão de prevenção DST/AIDS.