Criação de vagas na RMC deixa construção civil otimista

A construção civil na Região Metropolitana de Campinas teve mais admissões que demissões pelo segundo mês seguido. Em maio, o saldo foi de 119 vagas de trabalho criadas, resultado que deixa o setor otimista para os próximos meses. Entre as 19 cidades, 10 tiveram um balanço positivo e nove fecharam o período no vermelho. O destaque na lista de crescimento é Campinas, com 195, mas o ranking ainda tem municípios como Hortolândia, Jaguariúna e Santa Bárbara.

Na outra tabela, Americana, Monte Mor e outras cidades menores como Santo Antônio de Posse e Engenheiro Coelho. Mas o presidente da Associação das Empresas do Setor Imobiliário, Franciso Lima, chama a atenção para outras. Na avaliação dele, mesmo com a perspectiva geral boa para o futuro, a presença de Paulínia, Valinhos, Vinhedo e principalmente Indaiatuba entre os balanços negativos ainda requer uma análise mais criteriosa e cuidadosa dos índices.

Como exemplo de comparação entre as duas pontas, ele cita justamente Campinas e Indaiatuba. Enquanto a primeira acumulou 509 postos de trabalho entre janeiro e maio, a outra somou 286 vagas fechadas no mesmo período. No total, a RMC registrou a geração de 687 empregos na construção civil. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, e animam o presidente da Habicamp.

Segundo Francisco, a expectativa é boa justamente porque a reação no setor ainda acontece em meio a um período de crise política e de retomada tímida da economia em todo o País. Para ele, a tendência é de melhora até o fim do ano. Entre os motivos, além do início de processos de aprovação de grandes projetos, como a construção de condomínios do Minha Casa, Minha Vida na região, ele cita a entrega do Plano Diretor de Campinas, que deve acontecer em breve.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Vereadora de Campinas está em flotilha interceptada por Israel; grupo seguia para Gaza

Com reservatórios em baixa, DAE de Americana reconhece falta d’água em vários bairros

Incêndio em área de mata em Espírito Santo do Pinhal ainda não foi extinto

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.