Ouça ao vivo

Unip se compromete com MPF a impedir manobras que selecionem estudantes para prestar o Enade

A Unip (Universidade Paulista) assumiu o compromisso de evitar possíveis manipulações em métodos de revisão e avaliação dos estudantes matriculados em todas as suas unidades. O Ministério Público Federal em Campinas investiga a instituição desde 2014 por suspeita de seleção irregular de alunos para participação no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

A prova é aplicada pelo Ministério da Educação para mensurar a qualidade dos cursos de ensino superior no Brasil. A investigação do MPF reuniu diversos indícios de que a Unip induzia a reprovação de alunos com baixo desempenho ou dificultava que concluíssem os cursos para que apenas os melhores prestassem o Enade, o que poderia garantir à universidade uma boa avaliação.

O compromisso de aperfeiçoar os métodos internos foi estabelecido em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que a Associação Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo, mantenedora da Unip, firmou com a Procuradoria em Campinas.

Pelo acordo, a universidade terá que editar portarias normativas que determinem a professores e coordenadores a obrigação de adotar parâmetros exclusivamente pedagógicos no cálculo de notas dos alunos matriculados.

Parte do TAC já foi cumprido no domingo, 18 de junho, quando a Unip publicou em um jornal de circulação nacional um comunicado sobre os compromissos assumidos. Embora não reconheça a ocorrência das irregularidades investigadas, a instituição destacou seu empenho para aperfeiçoar regras e mecanismos internos a fim de “assegurar uma relação ainda mais transparente com os seus docentes e discentes”.

Caso todas as promessas da Unip sejam integralmente cumpridas, o inquérito será concluído. Do contrário, a mantenedora da universidade ficará sujeita ao ajuizamento de uma ação civil pública.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.