Ouça ao vivo

Álcool e fumo associados potencializam câncer de cabeça e pescoço, alerta Campanha do HC

Valéria Hein

Vinte e sete de Julho é dia mundial de prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço e conta com uma campanha promovida pelo Hospital de Clínicas da Unicamp. Em Campinas, a ação é na rampa de entrada do 3º andar do HC e na Praça Rui Barbosa, atrás da Catedral até 16h, onde, de acordo com o cirurgião de Cabeça e Pescoço, do HC, Flávio Mignone Gripp, médicos irão orientar sobre os principais fatores de risco e formas de prevenção.

Flávio Mignone Gripp, que também é representante regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, alerta que  uma lesão na boca que não cicatriza espontaneamente em até 21 dias, sangramento, rouquidão.  e nódulos no pescoço devem ser avaliados. Ele explica que o álcool e o cigarro associados multiplicam em até 20 vezes a possibilidade de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço.

Os principais tipos de câncer nas regiões da cabeça e do pescoço são de boca, faringe, laringe e tireoide. A infecção pelo HPV contribui com o aumento na incidência da doença e a maior causa deste tipo específico de câncer é o sexo oral sem proteção. O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço. Os tumores pequenos tem possibilidade de cura superior a 90% e, geralmente, são tratados por meio de cirurgias, quimioterapia e radioterapia.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.