Campinas prevê nova licitação do transporte até final do ano

O edital da nova licitação do sistema de transporte de Campinas deve ser concluído até o final deste ano. A previsão é do responsável pela Pasta Municipal, Carlos José Barreiro, que ainda não fala em valores exatos. Planejado inicialmente para março de 2016 depois que o Tribunal de Contas do estado contestou o contrato firmado pelo Executivo no ano de 2005, o prazo foi alterado para o final do ano passado, mas também não foi cumprido.

Enquanto o documento não sai, Barreiro promete mudanças. Entre elas, o aumento de quatro para seis áreas de operação dos ônibus e a implantação de um cinturão para veículos coletivos elétricos e híbridos na região central. Dentro das análises que ainda são feitas pela Secretaria também está prevista a criação dos miniterminais, que seriam maiores que as estações de transferência e menores que os terminais municipais, e que facilitariam a integração.

O modelo seria semelhante à estrutura já instalada na Rua Sylvia da Silva Braga próximo ao aeroporto dos Amarais, mas o objetivo é expandir isso para outros corredores. Neste caso, a ideia é privilegiar o acesso de pedestres e ciclistas. A alteração mais esperada, no entanto, envolve o novo contrato para a prestação do serviço em Campinas. As empresas atuais poderão participar do processo novamente. Para isso, basta que as normas e regras sejam cumpridas por elas.

A dimensão da frota ainda depende de estudos, mas a expectativa é de que a nova licitação obrigue que todos os ônibus sejam adaptados para atender deficientes, tenham wi-fi e que metade da frota conte com ar-condicionado. Paralelo a elaboração do edital, duas licitações serão abertas antes.

A primeira, sobre a concessão dos pontos de parada, a entrega dos envelopes ocorre em 02/08 e prevê a manutenção e a exclusividade na exploração publicitária. O processo não teve interessados em janeiro deste ano, mas foi readequado e teve redução de 55% do mobiliário a ser concedido à iniciativa privada. Já a segunda, envolve a privatização e a ampliação da Zona Azul pela cidade.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia investiga morte de funcionário atropelado por bondinho em Holambra

Motociclista morre após acidente com fuga de veículos na Rodovia dos Bandeirantes 

Policial militar é afastado após ser flagrado fazendo gestos obscenos em ônibus

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.