Após a reportagem fazer um levantamento dos projetos de lei protocolizados na Câmara de Vereadores de Campinas detalhando o trabalho de cada parlamentar, o presidente do legislativo, Rafa Zimbaldi, destacou que não se pode restringir a atividade dos políticos aos PLOs. Ele fala em outras ações desenvolvidas na Casa.
Zimbaldi é favorável à revisão das leis já existentes no intuito da desburocratização e não a criação de mais legislações. No balanço da reportagem CBN, encontramos grandes diferenças nos trabalhos dos vereadores de Campinas, quanto a quantidade de projetos de lei, como em relação ao conteúdo.
Os destaques foram esses. Edson Ribeiro (PSL) e Gilberto Vermelho (PSDB), por exemplo, não apresentaram nenhum projeto
Alguns se restringiram a apresentar PLOs apenas para denominação de praças e ruas, como os casos de Aurélio Cláudio (PMB) com sete, Pastor Elias Azevedo (PSB) com dois, Jorge Schneider (PTB) com um.
Os vereadores que apresentaram mais projetos, a acima de dez foram Carmo Luiz (PSC), Marcelo Silva (PSD), Tenente Santini (PSD) e Jorge da Farmácia (PSDB). As proposta são em áreas diversas como educação, saúde e segurança.