Prefeitura pede mais 30 dias e servidores devem entrar em greve

O Sindicato dos Servidores Municipais de Campinas marcou para quinta-feira a votação que deve definir pela greve depois que a Prefeitura não apresentou proposta de reajuste e voltou a pedir uma nova suspensão das negociações. A decisão foi anunciada na noite desta terça nas escadarias do Paço Municipal na primeira assembleia convocada após a suspensão da campanha salarial por 63 dias, prazo solicitado pelo Executivo sob alegação de falta de dinheiro.

Cerca de 200 trabalhadores participaram do ato em frente ao Palácio dos Jequitibás e ouviram dos diretores da entidade que a Administração não fez qualquer oferta e pediu mais 30 dias para voltar a negociar com a categoria. O período até 15 de setembro foi estabelecido para que seja concluída a arrecadação com Refis, o programa de Regularização Fiscal de Campinas. Porém, gerou revolta entre os trabalhadores presentes.

Segundo o coordenador do sindicato, Jadirson Tadeu, a paralisação só não foi deflagrada devido ao cumprimento do rito legal para evitar o questionamento do movimento na Justiça. A greve deve ser iniciada a partir da próxima semana. A categoria mantém o pedido de reajuste de 10,34% sobre os salários e um aumento no tíquete alimentação de R$ 861 para R$ 1.076. Também exige a universalização do vale nutricional para todos os aposentados e pensionistas.

Em nota a imprensa, a Prefeitura de Campinas confirmou que propôs que as negociações fossem encerradas somente após o término do Refis, em setembro, e voltou a falar sobre a crise que atingiu a arrecadação e os cofres municipais. No comunicado, alega que é “prioridade do Governo neste momento a estabilidade no pagamento dos salários dos servidores e a garantia do 13º de 2017” e reconhece que ainda não conseguiu resolver a situação financeira. No texto, afirma que adotou medidas para combater a crise, como a redução de comissionados e o corte de horas extras, mas que ainda assim superou o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, com um percentual de 51,89% em 12 meses.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.