Ouça ao vivo

Presidente da Frente Nacional defende voto distrital e mudanças nos partidos

Jonas Donizette (PSB)

O prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Jonas Donizette, durante discurso falou sobre o recuo dos deputados em relação à criação de fundo eleitoral de mais de R$ 3 bilhões para financiar campanhas políticas.

Depois, em coletiva de imprensa classificou o projeto como absurdo e que não podia mesmo passar. Apesar disso, ele vê pontos importantes da reforma política.

Na análise do prefeito, a redução no número de partidos e revisão das coligações devem estar em pauta. Jonas Donizette ainda destaca a participação da sociedade na discussão.

Apesar do fundo eleitoral não ter passado na Câmara, outro ponto polêmico não foi votado – o “distritão”, a partir do qual são eleitos os vereadores e deputados mais bem votados de cada cidade ou estado, independente dos votos do partido. Hoje, leva-se em conta o quociente eleitoral, que considera votos válidos no candidato e também da sigla.

Jonas Donizette é contra modelo proposto, mas defende mudanças no atual. Para ele, o ideal seria o voto distrital – dividindo cidades ou estados em regiões e elegendo o mais bem votado em cada uma delas para, segundo ele, aumentar a representatividade dos cidadãos.

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.