No atual momento econômico do Brasil, a estabilidade no mercado de trabalho deixou de ser garantida em muitas áreas. Em busca de uma condição profissional mais garantida, os concursos públicos passaram a ser opção para quem busca recolocação ou até mesmo um novo emprego. Somente em busca de uma vaga na Câmara de Valinhos, quase 19 mil estudantes se inscreveram. Para o cargo de Assistente Administrativo, são mais de 2.500 candidatos por vaga. Segundo Daniele de Oliveira Silva, coordenadora de uma instituição de ensino especializada em concursos, a procura de alunos que se preparam para as provas cresceu este ano, assim como a credibilidade dos concursos.
O professor Douglas Gaudêncio da Silva afirma que os cursos preparatórios são essenciais para aumentar as chances do candidato em um concurso.
A estudante Carolina Cappa se inscreveu em um curso voltado para as provas de concurso público. Em busca de uma vaga de auditoria da Receita Federal, ela diz que uma preparação adequada é fundamental para concorrer à vaga.
O também estudante Rafael Ribeiro diz que a forte concorrência por uma vaga obriga os candidatos a procurarem um curso preparatório.
O valor de um curso preparatório varia dependendo da carga horária e do salário previsto no concurso. Além das aulas, os estudantes também encontram apostilas específicas com a matéria prevista para cair na prova, o que possibilita o estudo em casa.