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Serviço da CPFL em horário comercial irrita lojistas

Os lojistas de parte do bairro Cambuí, em Campinas, estão revoltados com a CPFL, que decidiu realizar um serviço de reparo de rede neste sábado, véspera do dia dos pais, e vai deixar o comércio sem energia elétrica por pelo menos seis horas. O que afeta o funcionamento das lojas é o fato das máquinas de cartões de crédito e débito ficarem inativas, o que impossibilita a conclusão das transações de compra e venda.

Outros comércios da região, como sorveteria e açougue, que dependem da energia elétrica para manter os produtos perecíveis, amargam um prejuízo ainda maior. Neste sábado, a CPFL anunciou que vai executar um serviço de reparo de rede na região da Rua Olavo Bilac e que a energia elétrica do local será cortada no período entre 11h e 17h.

Os comerciantes reclamam que a decisão pela execução do trabalho é tomada de maneira arbitrária pela empresa, que não consulta os comerciantes para que se possa definir um horário que minimize os prejuízos.

Para o dono de uma loja na Rua Olavo Bilac, João de Freitas, além de não consultar os lojistas, a CPFL marca o reparo num dia em que as expectativas de venda são altas. Ele afirma que deverá amargar um prejuízo de R$ 15 mil, já que não terá alternativa, senão fechar a loja.

Talita Braga é proprietária de um açougue no Cambuí e também acredita que deixará de faturar neste sábado, já que é muito comum que as pessoas façam churrasco no dia dos pais. Além de interromper a venda numa data lucrativa, há ainda o risco de perder os produtos, que precisam ser refrigerados. César Augusto Ferreira trabalha na sorveteria que fica na Rua Olavo Bilac e afirmou que, além de fechar o estabelecimento no dia da semana que dá mais lucratividade, vai perder todo o produto.

Em nota, a CPFL informou que o Desligamento Programado previsto será ser mantido, por necessidade de melhorias na rede, e em observação às regras do órgão regulador do setor elétrico. No comunicado, a empresa reforça que todas as unidades consumidoras afetadas pelas interrupções no fornecimento são avisadas previamente, conforme prevê a regulação. Já sobre a reclamação do cliente, pede que o código da conta de luz e diz estar à disposição para esclarecer as dúvidas pelo site www.cpfl.com.br, pelo e-mail paulista@cpfl.com.br ou ainda pelo telefone 0800 010 1010.

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