Vinhedo, Valinhos e Itatiba planejam Consórcio de Saúde para enfrentar crise

Os prefeitos de Vinhedo, Valinhos e Itatiba se uniram com o objetivo de consolidar um Consórcio Intermunicipal da Saúde. Eles buscam um novo modelo de gestão da rede que seja capaz de otimizar os recursos e proporcionar um melhor atendimento à população. O prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, explica que as três cidades gastam cerca de R$ 300 milhões com a Saúde e, mesmo assim, os recursos não são suficientes para atender a demanda.

O assunto foi tema de uma reunião com o secretário de Saúde do Estado, David Uip. Jaime explica que o grupo busca o apoio do governo do Estado no processo de desenvolvimento do consórcio. As três cidades, que são vizinhos, possuem 21 ambulâncias, três Santas Casas, um hospital particular e uma rede de atendimento básico e de especialidades. A demanda pelo atendimento público de saúde nas três é de 51,5% da população, ou seja, mais da metade depende exclusivamente do SUS. Juntos, possuem 280 mil moradores.

O prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, acredita que o consórcio pode reduzir custos, como o valor de compras de remédios, por exemplo. Os prefeitos querem inserir as câmaras e os conselhos da Saúde na discussão, além das equipes das Santas Casas, o Hospital Galileo e a Faculdade São Leopoldo Mandic. O grupo quer que o consórcio esteja consolidado até o final de setembro.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.