Mais de 70% das chamadas atendidas pelo telefone 190 na região de Campinas não são casos emergenciais e sim, variados. Há pedidos de orientações, dúvidas e a Polícia Militar não se nega em atender, mas há um problema nisso – Os casos de emergência podem ser impactados ao aguardar na linha. Outro agravante é que 11% das chamadas são trotes, o que significa que apenas 19% das ligações no número de emergência da PM, realmente estão no canal certo. Os policiais chegam a atender 7 mil solicitações por dia.
O responsável pela comunicação social do CPI- 2, Tenente Viegas, orienta que a população busque os contatos mais adequados.
Dentro do 190 há outros desafios. Muitas vezes, as pessoas têm receio de falar tudo que sabem, dar informações mais detalhadas. Tenente Viegas assegura o sigilo.
Para aperfeiçoar o atendimento de emergência, a PM também oposta em tecnologias. Às vezes, as pessoas ligam no 190 para passar uma ocorrência em andamento, mas não sabem a localização exata. O Google Maps ajuda nesse sentido e o tenente explica que os comércios podem auxiliar se tornando pontos de referência.