Após inverno mais seco, primavera começa com nuvens

Depois do inverno mais seco dos últimos 30 anos, a primavera em Campinas começou com mais nuvens, a exemplo de outras regiões do Brasil. As próximas semanas devem ser de mudanças no clima, mas as chuvas devem chegar à cidade somente a partir da segunda quinzena de outubro.

Mesmo com a mudança de estação, o professor e pesquisador do Cepagri da Unicamp, Jurandir Zullo Júnior, explica que a estiagem continua. Segundo ele, para que a umidade do ar volte a níveis mais altos e saudáveis em toda a região, é preciso que ocorra a virada gradual do tempo.

Os dados mostram que a seca entre junho e setembro em Campinas foi a mais longa desde 1988, quando os índices começaram a ser medidos. De acordo com Cepagri, foram apenas 61 milímetros de chuva nesses quatro meses. O normal seria uma precipitação entre 130 e 250 milímetros.

Com isso, a umidade do ar chegou a 11,9% no final de agosto e causou a suspensão das folgas na Defesa Civil devido à alta nos incêndios. De agora em diante, porém, o pesquisador Jurandir Zullo afirma que a perspectiva é de normalidade nos índices pluviométricos.

Enquanto esperam pela volta das ocorrências de chuvas, os municípios da região metropolitana descartam o racionamento de água. Mesmo com a vazão dos rios em baixa, o volume é suficiente para o abastecimento. Ainda assim, é preciso evitar o desperdício.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia descobre fábrica clandestina de bebidas em Hortolândia

Justiça determina que vereador Cássio Fala Pira continue preso

Americana realiza mutirão gratuito de exames preventivos neste sábado 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.