Vinte e cinco artistas urbanos vão grafitar as pilastras do pontilhão da Aquidabã, em Campinas, em um evento gratuito neste fim de semana. Outras intervenções semelhantes devem ser feitas pela Prefeitura em outros locais. Aberto ao público e com apresentação de DJs e opções de food trucks, o Pilastrart acontece das nove da manhã às seis da tarde no sábado e no domingo. Uma operação especial de trânsito será montada na Avenida Francisco Glicério.
Todos os artistas envolvidos foram convidados pelo Executivo e os materiais usados para fazer o fundo das obras foram doados. A diretora da Pasta de Cultura, Veridiana Weinlich, diz que a ação será feita com base em um conceito. Um dos nomes que participam do evento, Daniel Araújo de Almeida, conhecido como Dimi, aprova a iniciativa.
Na opinião dele, esse tipo de atividade ajuda a divulgar a arte, que ainda sofre preconceito por parte de algumas pessoas. Antes da intervenção, as pilastras do pontilhão já contavam com algumas obras. Todas elas, no entanto, foram apagadas para a realização do evento. Dimi explica que isso é comum e é visto como uma espécie de reciclagem do trabalho.
Questionada sobre a possibilidade de outros projetos semelhantes, a diretora de Cultura, Veridiana Weilinch, confirma que pelo menos outros dois pontos podem receber os grafites: a Praça Arautos da Paz e a avenida Lix da Cunha. Além do apoio de alguns patrocinadores, a tinta para o grafite foi fornecida pelo Programa de Ação Cultural, o ProAC, do Governo do Estado de São Paulo. A Pilastrart é fruto de um trabalho conjunto das pastas de Cultura e Cidadania.