CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Prefeitura estuda liberar entrada de animais domésticos em parques de Campinas

Aprovado pela Câmara e sancionado pelo executivo, o Estatuto de Proteção, Defesa e Controle das Populações de Animais Domésticos do Município de Campinas ainda depende de um estudo para ser

Prefeitura estuda liberar entrada de animais domésticos em parques de Campinas
Câes podem circular na entorno do Parque Taquaral (Foto: Flávio Paradella)

Aprovado pela Câmara e sancionado pelo executivo, o Estatuto de Proteção, Defesa e Controle das Populações de Animais Domésticos do Município de Campinas ainda depende de um estudo para ser implantando no município. O serviço será executado pelo departamento de proteção e bem estar animal, que precisa determinar como as medidas previstas na nova legislação serão colocadas em prática.

Entre outros itens, o estatuto prevê a permissão da entrada de cães em parques públicos de Campinas, que hoje é proibida. Porém, é preciso estabelecer algumas regras antes de liberar a circulação desses animais nos locais, como o uso de coleiras e de focinheiras, naqueles de maior porte. Além disso, em determinadas áreas, como o Bosque dos Jequitibás, a presença de animais domésticos deverá continuar proibida. Isso porque lá existem animais da fauna silvestre que podem ser contaminados por doenças dos cães.

De acordo com o diretor do departamento de proteção e bem estar animal de Campinas, Paulo Anselmo Felipe, o estudo realizado no estatuto deverá ser demorado. Ele afirma que não é possível determinar um prazo para a conclusão do trabalho. O estatuto dos animais vem sendo discutido desde 2010, quando chegou a ser aprovado, mas nunca foi regulamentado. Agora, um novo projeto de lei foi sancionado e aguarda a regulamentação.

Conteúdos