CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Especialista de Campinas alerta sobre os riscos de AVC, que são maiores para mulheres

O acidente vascular cerebral é a principal causa de mortalidade em mulheres em vários países, com índices que chegam a ser maiores que o câncer de mama. 50 milhões de

Especialista de Campinas alerta sobre os riscos de AVC, que são maiores para mulheres
O acidente vascular cerebral é a principal causa de mortalidade em mulheres em vários países, com índices que chegam a ser maiores que o câncer de mama. 50 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo vítimas de AVC. E para cada 10 mortes por acidente vascular cerebral, seis são de mulheres. Os fatores […]

O acidente vascular cerebral é a principal causa de mortalidade em mulheres em vários países, com índices que chegam a ser maiores que o câncer de mama. 50 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo vítimas de AVC. E para cada 10 mortes por acidente vascular cerebral, seis são de mulheres.

Os fatores de risco comuns aos dois sexos são colesterol desequilibrado, pressão alta, diabetes, tabagismo, obesidade e estresse. Um dos fatores que expõem a mulher a maior risco que o homem é o uso de hormônios e anticoncepcionais, principalmente quando consumidos sem consulta médica.

O médico cirurgião vascular, Leonardo Ragazzi Sodré, explica que estudos demonstram uma incidência maior de AVC em mulheres após a invenção da pílula, em 1960, no entanto médicos qualificados têm condições de indicar anticoncepcionais menos agressivos.

Leonardo lembra que controlar o estresse, manter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos reduzem os riscos. Quem tem histórico de trombose familiar deve redobrar os cuidados. Pernas inchadas, dor nas pernas ou panturrilha podem ser um sinal importante.

Compartilhe

Conteúdos