CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

GM de Campinas protesta contra mudanças propostas pela Secretaria

A Guarda Municipal de Campinas realizou um protesto na manhã dessa quarta-feira em frente à sede da secretaria de segurança pública, na Avenida Monte Castelo, na altura Avenida Ayrton Senna

GM de Campinas protesta contra mudanças propostas pela Secretaria
Foto: Valéria Hein

A Guarda Municipal de Campinas realizou um protesto na manhã dessa quarta-feira em frente à sede da secretaria de segurança pública, na Avenida Monte Castelo, na altura Avenida Ayrton Senna da Silva. A via foi bloqueada no sentido bairro das 10h às 12h. O bloqueio prejudicou o comércio local. A categoria alega ter o direito de se manifestar e cita, entre os motivos,  as mudanças propostas pela Secretaria sobre o direto de folga, como explica Lourivam Valeriano, diretor do sindicato dos servidores.

A categoria alega também bases de trabalho insalubres, casos de assédio moral e falta de viaturas. Valeriano conta que os próprios uniformes e acessórios, como bonés e coturnos, não estariam sendo fornecidos com regularidade. Sobre os uniformes, o secretário de segurança pública, Luiz Augusto Baggio, que recebeu uma comissão para uma reunião, alegou ser um problema de licitação que está sendo resolvido.

A cada 2 anos eles têm direito a 3 trocas. Sobre as folgas, o secretário Luiz Augusto Baggio afirmou que não haverá prejuízo para os GMs, mas a correção de um erro de cálculo que ele detectou que estava gerando folgas a mais do que lhes são permitidas. Com relação às bases, Baggio admite a necessidade de melhorias, que serão feitas, mas lembra que o local de trabalho dos guardas é na rua e que eles só permanecem na base para a troca de roupa. Informou ainda que participaram do protesto apenas GMs que estavam de folga, não afetando as atividades de segurança.

Conteúdos