Informalidade cresce em Campinas e acirra vendas na crise

Os índices e os relatos de comerciantes mostram que o número de ambulantes cresceu em Campinas, situação que está ligada ao desemprego e à crise. Enquanto o volume de pessoas sem vínculo empregatício subiu de 7,2 mil em 2016 para 7,5 mil este ano, segundo a Acic, a disputa nas ruas é grande.

David de Paula confirma a realidade. Ele vende água em pontos movimentados da região central há dois anos e notou que a concorrência está acirrada. Ele fatura em média mil reais por mês, quantia que mantém a casa com seis pessoas e que serve para driblar as dificuldades na busca por emprego.

A saída encontrada por muitos gera alguns locais de concentração, como o Parque Prado, a Unicamp e os terminais Mercado e Metropolitano. Os semáforos também servem como oportunidades. Mas isso não incomoda a comerciante formal de uma banca de alimentos, que não quis se identificar. Outros lojistas, que não quiserem gravar entrevista, reclamam.

A principal crítica deles é sobre a venda dos produtos nos pontos de parada. Na visão deles, como os usuários do transporte público precisam esperar os ônibus, acabam preferindo comprar dos inúmeros ambulantes. A consumidora Ana Cavalheiro comprova essa tese, mas pondera e diz que também frequenta lanchonetes. Para ela, o que importa é a comodidade.

Ciente da alta na informalidade, o economista da Associação Comercial e Industrial de Campinas, Laerte Martins, estima o reflexo no comércio. Ele relaciona o momento com o desemprego, mas estima que as vendas formais, já afetadas pela situação econômica, sejam prejudicadas em até 3 %. Procurada para comentar sobre o volume de permissões concedidas para uso do solo e o trabalho de fiscalização, a Setec não enviou resposta.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

Motociclista fica em estado grave após acidente na Rodovia Santos Dumont em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.