O Procon de Campinas decidiu mudar as estratégias de punição para as empresas campeãs de reclamações. A medida está sendo tomada após a analise do desempenho do primeiro trimestre do ano. Entre as medidas, o órgão de defesa do consumidor estuda impor um TAC , termo de ajustamento de conduta, para as piores empresas. No ranking das reclamações, as mesmas companhias de telefonia, TV a cabo e internet mantém a liderança do ano passado. Um grupo de lojas de departamentos, com vendas físicas e online, também teve lugar cativo na terceira posição no período analisado. As demais empresas, entre as dez mais reclamadas, incluem segmentos do setor financeiro como bancos, cartões de crédito, seguros e capitalização. Diante do fato o Procon decidiu mudar a estratégia e passar a exigir um plano de melhorias dessas empresas. As companhias serão cobradas mediante à apresentação do plano de melhorias, que deve ser feita em um prazo de até 60 dias e com soluções voltadas para o público de Campinas. As primeiras empresas, foram notificadas em março, mas o resultado ainda não foi divulgado. Nos últimos cinco anos, o número de reclamações no Procon da cidade saltou de 65.052 para 185.343. Uma das razões é o aumento no numero de canais para o consumidor reclamar. O sistema telefônico 151 é um deles.