Vendas de agosto animam Acic para o resto do ano

Foto: André Berenguel

As vendas subiram 4,77% em agosto em relação ao mês anterior no Comércio Varejista de Campinas e Região. E a expectativa do economista da Associação Comercial e Industrial de Campinas, Laerte Martins, é boa para o semestre. A avaliação dele é positiva mesmo na comparação com agosto de 2016, na qual o acréscimo foi de 0,49%. O índice pode ser pequeno, mas é interpretado como um resultado válido após um ano que começou com previsões pessimistas.

A elevação é explicada pela movimentação do Dia dos Pais, quando os segmentos de vestuário, calçados e perfumaria ficaram aquecidos. Os números ajudaram a mostrar uma ligeira reação no paralelo entre os dois acumulados. Entre janeiro e agosto de 2017, as vendas recuaram 1,04% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, a retração ficou abaixo das registradas anteriormente e por isso o balanço da Acic é bom e a previsão é otimista.

Outro motivo para a expectativa positiva para o semestre é a baixa na taxa de juros, que elevou o volume de vendas a prazo em agosto. Como tudo indica que isso deve se manter, o Dia das Crianças e o Natal devem somar boas vendas. Se os números de agosto animam a Acic para o futuro, por outro lado também ligam um alerta sobre a inadimplência na Região Metropolitana.

Isso porque houve acréscimo de 5,72% nesse índice em relação ao mesmo mês de 2016. Na comparação com o julho deste ano, porém, teve queda de 30,52%, o que pode ser interpretado como efeito da utilização do FGTS inativo no pagamento das contas em atraso. O total de inadimplentes passa de 446,8 mil pessoas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Vereadora de Campinas está em flotilha interceptada por Israel; grupo seguia para Gaza

Com reservatórios em baixa, DAE de Americana reconhece falta d’água em vários bairros

Incêndio em área de mata em Espírito Santo do Pinhal ainda não foi extinto

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.