A Câmara Municipal de Campinas tem recebido alguns grupos que terão áreas alteradas com o novo plano diretor da cidade antes mesmo de seis audiências públicas que estão agendadas para debater o tema. O projeto ainda está em discussão entre os parlamentares, que optaram por fazer uma consulta a setores da sociedade. Um exemplo é a transformação de área rural em urbana, que deve fazer com que prédios altos sejam construídos nos distritos de Sousas e também de Barão Geraldo. Para o presidente da Câmara, Rafa Zimbaldi, a expansão da cidade vai passar por discussão, mas não há como fugir de polêmicas e insatisfação de alguns grupos.
Segundo o vereador, o novo plano diretor de Campinas tem como um dos objetivos explorar o potencial econômico da cidade.
No primeiro encontro, o presidente da Câmara recebeu produtores rurais. Os vereadores ainda vão se reunir para discutir temas como urbanismo, trânsito, habitação e meio ambiente, entre outros. As audiências públicas temáticas acontecem entre 7 de novembro e 2 de dezembro.