Ouça ao vivo

Melhor universidade brasileira em ranking internacional, Unicamp fortalece pesquisa científica em congresso

Pela primeira vez, a Universidade Estadual de Campinas foi nomeada a melhor instituição de ensino do país, ultrapassando de forma inédita a USP, que até então ocupava o posto. É o que aponta o ranking universitário QS, um importante indicador mundial de ensino, divulgado nesta terça-feira. A Unicamp melhorou seu desempenho porque suas pesquisas científicas têm apresentado maior impacto nos últimos cinco anos.

Para fortalecer ainda mais os estudos nesta área, a universidade realiza mais uma edição do Congresso de Iniciação Científica, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa. O evento tem 1.690 estudantes inscritos, que são responsáveis por 1.459 trabalhos nas áreas de biomédicas, tecnológicas, humanas, exatas e artes. Os resultados desses estudos serão apresentados durante os três dias de evento, que se encerra nesta sexta-feira.

Para o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, a pesquisa científica deve sempre ser incentivada e os esforços devem ser constantes, mesmo durante as dificuldades financeiras que as instituições de ensino do Brasil estão enfrentando. O pro reitor de pesquisa da Unicamp, Munir Skaf, elogiou o desempenho das universidades brasileiras, que desenvolvem um importante trabalho de iniciação científica junto aos alunos de graduação.

O resultado, apesar de positivo para a Unicamp, não apresentou um desempenho tão bom para o ensino brasileiro. Isso porque, o ranking de 2018 avaliou que, na América Latina, as universidades brasileiras perderam a liderança, dando o primeiro lugar da classificação para a Pontifícia Universidade Católica do Chile.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.