Ouça ao vivo

Ao lado de RJ e SP, Campinas está entre as cidades mais burocráticas para se abrir uma empresa no Brasil

Campinas está entre as três cidades do Brasil que mais dificultam o processo de abertura de empresas no Brasil, ao lado de Rio de Janeiro e São Paulo. É o que aponta uma pesquisa desenvolvida pela Organização Não Governamental Endeavor Brasil, que aponta as causas da demora pela dificuldade de entender o que a lei pede. Também existem muitos processos repetidos, como licenças similares precisam ser expedidas por órgãos diferentes.

Em São Paulo, por exemplo, o tempo médio para abrir uma empresa é de 74 dias e para regularizar o imóvel são 529. Esses números variam de uma cidade para a outra, mas, em média, alguém que pensa em começar um negócio no Brasil leva dois meses só para abrir a empresa.Já para conseguir todas as licenças e alvarás, são mais de nove meses de espera, em média.

O secretário de desenvolvimento econômico, social e turismo de Campinas, André Von Zuben, estranhou os números divulgados pela pesquisa e disse que desde 2015 é possível abrir uma empresa na cidade em cinco dias. O secretário André Von Zuben disse ainda que a regularização de imóveis em Campinas também não ultrapassa o período de cinco dias, desde que a atividade seja de baixo risco.

Contador e empresário em Campinas, Edivalmir Antônio Massa, trabalha com abertura de empresas em Campinas e garante que, de fato, a situação do município melhorou nos últimos anos, mas ainda deixa a desejar. Segundo ele, é possível abrir uma empresa em Campinas num prazo médio de 20 dias, o que espanta os investidores, principalmente os europeus, acostumados com um prazo entre dois e três dias.

Porém, para o economista da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solineo, o mau desempenho das grandes cidades brasileiras na pesquisa pode ser justificado pelo volume excessivo de pedidos de novas aberturas de empresas. Ele acredita que o avanço tecnológico da última década já melhorou um pouco a situação e a tendência é que os processos sejam resolvidos cada vez mais rápidos.

Ainda de acordo com a pesquisa, as cidades com melhores condições burocráticas na abertura de empresas no Brasil são Aracaju, Fortaleza e Belo Horizonte.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.