Ouça ao vivo

Hemocentro faz homenagem ao Doador de Sangue e reforça necessidade para o fim do ano

Valéria Hein

Doadores de sangue estão sendo homenageados no Hemocentro da Unicamp, com festividade marcada para a manhã desse sábado. São apresentações musicais e decoração especial no Dia do Doador, 25 de Novembro. De acordo com o diretor do Hemocentro da Unicamp, Wagner de Castro, a intenção é declarar publicamente o agradecimento a essas pessoas que praticam o ato de solidariedade e garantem a sobrevivência de pacientes, muitas vezes em estado crítico.

Vagner de Castro explica que a campanha do Dia Nacional do Doador de Sangue acontece no final de novembro, por estar próximo das festas de fim de ano, quando os estoques caem muito. Antônio Maia é doador há muitos anos e garante que é seguro. Jeferson Solano também perdeu a conta de quantos anos é doador. Julio Cesar da Silva passou a doar após perder a mãe que morreu por falta de doadores do tipo O.

A campanha deste ano conta com a participação da apresentadora Milene Uehara, moradora de nossa região e doadora especial, que cedeu o uso de sua imagem para estimular a doação. Para ser doador é preciso ter entre 18 e 69 anos, e estar munido de documento com foto. Doadores com 16 ou 17 anos só podem efetuar a doação mediante consentimento formal e presencial dos pais ou responsáveis. É preciso ter no mínimo 50 kg, não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar 4 horas. Além de estar descansado e não fumar até 2 horas antes e 2 horas depois da doação.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.