Parte dos moradores do residencial Parque das Flores, em Campinas, causaram polêmicas ao fechar a Rua Rafael Saglioni, na esquina com a Rua Agle Moretti Belintani. Eles colocaram manilhas de concreto durante a madrugada desta quinta-feira e bloquearam a via para o trânsito de veículos. Algumas pessoas que vivem na região afirmaram que a decisão de fechar a rua foi tomada pela associação de moradores. Muitos deles não concordaram com o bloqueio e até fizeram um abaixo assinado contra a decisão.
Mas a associação se defende e disse que o bloqueio só foi feito porque houve autorização da justiça através de uma liminar. A prefeitura e a Emdec foram notificadas e informadas sobre o fechamento da via, como afirma o integrante da associação dos moradores, José Carlos Nicolau.
Agostinho Masquio mora exatamente no cruzamento onde a rua foi bloqueada e disse que no início do condomínio, o trecho era cercado por alambrados. Ele explica que do outro lado da rua já havia residências e os moradores não tinham como circular devido à falta de infraestrutura do bairro. Os próprios moradores, para ajudarem os vizinhos, retiraram parte do alambrado para facilitar o acesso, dando origem a Rua Rafael Saglioni. Porém, após a construção do Shopping Parque Dom Pedro, a região se desenvolveu rapidamente, e a rua, que seria apenas um acesso, acabou recebendo um volume de trânsito muito maior do que sua capacidade. Por isso Agostinho Masquio afirma que houve a necessidade de fazer um novo bloqueio na pista.
A prefeitura de Campinas e a Emdec foram procuradas, mas ninguém comentou o impasse sobre o bloqueio da rua no residencial Parque das Flores, por causa do recesso do feriado prolongado.