RMC tem três cidades em estado de alerta para dengue, zika e chikungunya

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira, o novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa). No Estado de São Paulo, 65 cidades estão em situação de alerta para surto de dengue, zika e chikungunya.

Na Região Metropolitana de Campinas, são três os municípios: Cosmópolis, Jaguariúna e Paulínia tiveram índices que variam de 1,3% a 2,4% para a infestação do mosquito transmissor das três doenças.

De acordo com informações do Ministério, o índice é um balizador para que os municípios possam identificar bairros onde estão concentrados focos de reprodução do inseto, e o tipo de depósito onde larvas foram encontradas.

Ainda na região de Campinas, as cidades de Artur Nogueira, Campinas, Holambra, Indaiatuba, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré e Vinhedo apresentaram resultado satisfatório, quando há larvas do mosquito em recipientes com água parada em menos de 1% das casas visitadas durante a avaliação.

Em Campinas, os números de pessoas infectadas pelas doenças caíram. Com relação à dengue, em 2016 foram contabilizados 3542 casos e até 26 de outubro desse ano a secretaria de saúde registrou 112 casos. Com relação à Zika, no ano passado foram 44 casos e agora, 43. Os casos de Chikungunya em 2016 somaram 13 e todos importados e em 2017, até o momento, foram 12, sendo 10 importados e 02 autóctones.

O Ministério da Saúde informou também que Americana, Engenheiro Coelho, Itatiba, Monte Mor, Morungaba, Pedreira e Valinhos não participaram do levantamento. A expectativa é de que os dados sejam enviados pelos municípios até 14 de dezembro, sob pena de punição.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Rua Barão de Atibaia será interditada nesta terça-feira para reparo em rede de esgoto

Apagão que atingiu parte do país também afetou moradores da região de Campinas

Dois homens ficam feridos após capotamento durante perseguição policial em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.