Os campineiros vacinados contra a febre amarela e que possuem o Certificado Internacional de Vacinação podem renovar o documento nos mesmos locais onde o comprovante é tirado: na Prefeitura e ainda em Sousas e Barão Geraldo. Como o comprovante de imunização é exigido para quem vai viajar para outros países, como Peru, na América do Sul, e Aruba, no Caribe, quem já possui o atestado tem dúvidas sobre a validade que era estipulada anteriormente.
Esse é o caso de Luiz Rúbio. Ele recebeu a dose em 2000 e conta que o certificado da época venceu em 2010. Como o entendimento de que somente uma vacina basta para ficar imune é recente, questiona o que precisa ser feito. A resposta da Prefeitura é de que a renovação pode sim ser feita. Para isso, basta que o cidadão leve o atestado antigo aos pontos de atendimento e faça o mesmo procedimento do morador que precisa tirar o certificado pela primeira vez.
Ou seja, além da carteira de vacinação, são pedidos também um documento com foto, como RG, CNH, ou passaporte, e ainda os comprovantes de residência do município e de compra de viagem ou pacote internacional, como passagens. Com as doses contra a febre amarela disponíveis em toda a cidade, aliás, Milene Miranda recomenda aos clientes da agência de viagens na qual trabalha que busquem pelo medicamento pelo menos 10 dias antes da data de partida.
O Atendimento ao Cidadão funciona de segunda a sexta. No Paço Municipal, na Avenida Anchieta, abre das 8h às 17h. Em Barão Geraldo, na Rua Luiz Vicentim, 195, das 8h às 16h. Já em Sousas, na Rua Humaitá, 144, de 8h ao meio-dia. Outra dúvida com a aplicação em alta nos últimos meses é sobre a perda da Carteira Nacional de Vacinação. Neste caso, a Prefeitura esclarece que os dados de imunização dos moradores podem ser acessados pela Vigilância em Saúde.