Justiça concede liminar que suspende IPTU de empresa de Campinas

A justiça de Campinas concedeu liminar favorável a uma empresa da cidade, suspendendo a exigibilidade do IPTU e a autorizando a fazer os depósitos das parcelas em juízo. A decisão do Juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Mauro Fukumoto, foi em favor da Agropecuária Amor Ltda., empresa de locação de imóveis.

Segundo o advogado Bruno Martins Lucas, dessa forma, a Prefeitura fica impedida de cobrar o imposto da empresa e de inscrevê-la nos órgãos de proteção ao crédito, Lucas alega que a Planta Genérica de Valores de 2018, usada para o cálculo do IPTU, gerou um reajuste astronômico.

Ele explica que o aumento real e total pretendido pela administração municipal é, em verdade, de 50%, distribuído de forma gradual ao longo dos anos de 2018 (30%), 2019 (10%) e 2020 (10%), e cita o exemplo de um imóvel na Rua Dr. Costa Aguiar. O secretário de Assuntos Jurídicos, Silvio Bernardin, lembra que há um limitador de 30% no reajuste do imposto, mesmo que o valor do imóvel tenha sofrido valorização bem maior.

De acordo com o secretário, todas as decisões liminares anteriores foram negadas. Bernardin considera esse tipo de medida uma aventura jurídica do contribuinte, que no fim do processo lhe acarretará em prejuízo. O secretário afirmou ter convicção da legitimidade do trabalho feito pelos técnicos da secretaria de finanças e a certeza da legalidade dos  atos administrativos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.